domingo, 7 de fevereiro de 2010

Efeitos colaterais do tight lacing - treino de redução da cintura

Acredito ser de suma importância saber o que o tight lacing promove no organismo, do mesmo modo que vemos a bula quando queremos saber prós e contras de algum medicamento, segue-se um texto ótimo sobre "efeitos colaterais" de um corset.

Formato corporal

Quando uma mulher é submetida à muitos anos de uso do corset bem apertado à partir da juventude, seu corpo acaba se tornando uma cópia da peça. Este fato está relacionado com a compressão das costelas flutuantes, remodelando a porção inferior do tórax irreversivelmente para a forma de um estreito cone. Esse processo foi denominado "waist training" (treino da cintura) ou "figure training". Mesmo waist cinchers modernos e cintas reforçadas, se usados durante muitos anos, podem causar mudanças corporais permanentes, obviamente num grau menor. As cinturas severamente remodeladas e apertadas geram uma adaptação forçada dos órgãos internos à pressão artificial sofrida.

Diafragma

O diafragma é empurrado para cima, imobilizado e se torna inútil para a respiração, fato que continua não sendo observado nos casos de auto colocação da peça. O que com certeza é notado é a respiração totalmente torácica (e não torácica e abdominal) observada nas waist trainers.

Fígado

O fígado pode ser até totalmente remodelado, embora felizmente mantenha todas as funções preservadas. Observam-se sulcos em sua superfície (impressão torácica - marca das costelas no órgão) provocados pela compressão. Em alguns casos observa-se um lobo extra (o fígado é divido em vários lobos) praticamente independente e pendendo na cavidade abdominal. Este lobo provocado pelo corset já foi descrito na literatura e é removido cirurgicamente.

Estômago

O estômago muda para uma posição mais vertical e adota uma forma de ampulheta.

Rins

Os rins são empurrados para baixo.

Intestinos

Os intestinos são pressionados contra a pelvis e ficam desalojados, particularmente o intestino grosso transverso, prejudicando a digestão.

__


Muitas jovens durante o século 19 voluntariamente praticaram o waist training contínuo, algumas delas até durante a noite, então os orgãos internos tiveram um amplo prazo para se adaptar à cintura dramaticamente pequena, preservando suas funções normais. É notável que o treino durante muitos anos provocava um desconforto temporário e não uma dor torturante, o que as mulheres modernas imaginavam ao ver as imagens antigas de mulheres com corsets no formato ampulheta ou "wasp waist". Na época, não usar o corset era considerado imoral.

A mudança corporal das jovens através do treino as prepararam para os novos modelos de roupas "Gibson", necessitanco o uso do corset em forma de S ou frente reta - peça que forçava drasticamente a postura da mulher, inclinando-se para frente. O corpo era forçado contra um longo e inflexível busk, empurrando e achatando o estômago, assim forçando o busto inflado para frente. Este modelo ainda forçava as costas para frente, potencializando o efeito do busk.

__

Fonte:

http://www.staylace.com/medicaladvice/med_i.htm

5 comentários:

  1. esses seriam os efeitos do tight lacing praticado de forma saudável e com acompanhamento ou do tight lacing abusivo? o diafragma é bastante importante para o canto. a habilidade de cantar de uma pessoa pode ser afetada pelo tight lacing? algumas mulheres adeptas ao uso de corset fazem shows e cantam ao vivo usando a peça, mas acho que nunca vi uma tightlacer que cantasse...
    obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, somente em casos extremos, como diz o texto, a auto colocação do Corset nao leva a esse caso, isso acontecia apenas antigamente que as peça era vestida pela criada da dama. Não vi nenhum relato de alguém que tenha desistido do uso da peca na atualidade pois estava atrapalhando o canto, é só importante tomar cuidado com a caixa torácica, como as costelas tem uma certa mobilidade é normal acabar ajustando mais do que devia na parte de cima e isso gera um desconforto, eu sempre recomendo deixar folgadinho no tórax e ajustado apenas na cintura e costelas flutuantes ;)
      Atenciosamente, Dhyana

      Excluir
  2. Colocar sozinha a peça. Antigamente a peça era colocada e apertada pelas criadas das damas.

    ResponderExcluir