Hoje em dia tudo que nós compramos é ou pelo menos tem um ar de descartável. Isso se deve a muitos fatores, como por exemplo a produção em alta escala, o surgimento de novas tecnologias à todo momento e também ao interesse dos fabricantes de que logo você precise de produtos novos.
Esse mundo descartável gera incontáveis quantidades de lixo, tanto reciclável quanto não e vale à pena lembrar que não é todo lugar que possui coleta de material reciclável. Sem contar o lixo, há a energia gasta para que novos produtos sejam colocados no mercado em substituição àquele que você adquiriu e quebrou em menos de um ano (e é óbvio que a assistência técnica não cobriu esse problema). No fim das contas, quantas coisas compensa comprar uma nova do que consertar?
Em relação às roupas, quantas vezes você comprou algo e reparou em casa que sua peça já veio descosturada ou com defeito?
O corset é uma peça que vem atravessando os séculos, atualmente existem alguns modelos feitos em larga escala (uma tentativa de industrialização da peça, como todas as outras coisas) porém é obvio que essas peças apresentam uma qualidade baixa e fugiram da sua essência, que era uma peça personalizada e individualizada para modelar o corpo de uma pessoa.
O corset tradicional é feito minunciosamente para uma pessoa, envolve tempo, material e muito trabalho, o que o torna uma peça única, mesmo sendo um "modelo disponível", ele foi feito especialmente para você. Essa peça foi feita para durar anos, podendo durar mais de um século (podemos encontrar corsets históricos ainda à venda). O corset foge do padrão de consumo atual, pode ser reformado, mudado.... é muito mais que uma peça histórica, é valorizar uma peça durável e um serviço de primeira qualidade e individualizado. Acredito que devemos aplicar isso não só ao corset e nossas peças de vestuário... é claro que não temos como fugir do moderno, mas será que você não está sendo levada pela onda do consumismo desnecessário? Você realmente precisa de tudo que tem?
O mundo está à beira do colapso. Muitas pessoas, muita poluição, muitas doenças, muito caos. Pouca natureza, poucos animais, pouco espaço. Mais do que ser uma pessoa que usa corset é adotar um novo estilo de vida mais consciente da situação que enfrentamos hoje e mostrar a atitude por trás dessa peça maravilhosa ;-)
Meu corset midbust Eduardiano, comprado em loja de antiguidades, com mais de 100 anos.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário