domingo, 1 de novembro de 2009

Corset x Refluxo gastroesofágico


Fonte: http://ghlb.files.wordpress.com/2009/06/refluxogastroesofagico.jpg

____

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno de conteúdo alimentar presente no estômago ara o esôfago, normalmente com pH ácido. O sintoma mais comum é a azia e sensação de regurgitação. Os fatores predisponentes mais comuns são a presença de hérnia de hiato esofágico, obesidade e tabagismo.
A presença de bilee refluída do duodeno parece ter muita importância em um tipo mais grave chamado de Esôfago de Barrett. Este tipo está intimamente ligado ao câncer do esôfago.



___

Uma pessoa que apresenta essas doenças pode utilizar corset?
___


Caso a pessoa esteja apresentando refluxo gastroesofágico, é importante proceder ao tratamento até o desaparecimento dos sintomas SEM utilizar o corset. Ao mesmo tempo, as comidas que relaxam o esfíncter gástrico precisam ser totalmente removidos da dieta (chocolate, café, menta e comidas apimentadas). Se o problema for resolvido, volte a usar o corset gradualmente. Caso o problema não tenha sido totalmente solucionado e você usar o corset, terá refluxo novamente. Mudança de hábitos e o tempo de cura são a chave.

Os corsets estilo ampulheta geram menos pressão no estômago do que uma modelagem estilo funil. Caso prefira o estilo funil, você deve apertar o corset gradualmente e observar a reação do seu estômago. Caso sinta azia com mínima movimentação ou com alimentação, sugiro apertar o corset apenas 2 a 5 centímetros (uma a duas polegadas). Se você não sentir nenhum desconforto, pode apertar gradualmente e com cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário