segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Corset x atletas, body builders e dançarinas

Esses artigos me interessaram muito, já que faço academia e por conta própria percebi que pessoas sedentárias obtiveram resultados muito rápidos com o tight lacing, enquanto eu encontrei muita dificuldade. A sensação que tive era que o abdomen com musculatura rígida acabava sendo uma barreira no treino.



___



"Sou atleta e gostaria de saber se o tight lacing seria perda de tempo, devido à musculatura."



Segundo: DR. ANN BEAUMONT (http://www.staylace.com/medicaladvice/med_53.htm)



Essa pergunta tem se tornado frequente devido ao aumento de pessoas jovens praticando tight lacing. Para evitar atrofia muscular, uma rotina de 10-20 minutos diários de exercícios para o abdomen e região lombar deve ser seguida, além de se fazer o treino de tight lacing de forma gradual. Uma pessoa magra deve levar a questão de apertar o corset gradualmente à sério, já que não tem tecido adiposo para distribuir a pressão.



___



" Sou um bodybuilder (sem uso de esteróides) e gostaria de ter a menor cintura possível em forma de "V". Você acredita que o tight lacing pode me ajudar, levando em consideração meu estilo de vida?"



Segundo: DR. ANN BEAUMONT (http://www.staylace.com/medicaladvice/med_28.htm)



Com o modelo certo de corset, a redução da cintura não será um problema. Em relação ao body building, o principal músculo que sustenta a cintura é o transverso do abdomen. Um tônus muscular elevado tende a resistir ao tight lacing, sendo mais dificil tolerar à técnica em conforto. Pessoas com o abdomen muito rígido e sentem muito comprimidas em corsets com redução de 5 a 7cm, enquanto pessoas que não fazem exercícios regularmente aguentam bem 7 a 10 cm.
Em resumo, a forma em V é possível, mas você deve moderar suas expectativas - serão necessários vários meses para um resultado muito pequeno.
___

"Sou dançarina de ballet e pratico a dança todos os dias. Tenho interesse em usar o corset esporadicamente, mas não sei se isso afetaria a atividade, na qual precisa-se de forte musculatura de suporte gástrico, costas flexíveis e ótima postura. "

Segundo: Dr. Ann Beaumont (http://www.staylace.com/medicaladvice/med_44.htm)

O uso contínuo do corset apertado causa atrofia muscular, mas com precauções isso pode ser evitado. Se mantiver uma rotina diária de exercícios para o abdomen e costas, o corset não irá afetar esses grupos musculares. A combinação de exercícios + tight lacing pode funcionar de maneira positiva, porém se possuir músculos muito tonificados estes tendem à resistir ao treino, que deve ser feito lentamente. No geral, o corset aprimora a postura e bailarinas de ballet clássico usam a peça moderadamente apertada para melhorar a aparência e postura.

Há perda de tônus muscular quando o corset é muito apertado e não se faz exercício. Para não praticantes de dança, um programa diário de 20 minutos de exercícios abdominais e para as costas são suficientes para manter o tônus muscular.

___

"É saudável recolocar o corset imediatamente após o exercício?"

Segundo Dr. Helen Stern (http://www.staylace.com/medicaladvice/med_r.htm)

Com certeza você pode recolocar o corset após um progama de exercícios. Porém, após uma sessão de exercício aeróbico (corrida, bicicleta...) você deve relaxar, tomar um banho e deixar o organismo se acalmar novamente p/ estar melhor preparada p/ o corset. Lembre que o tight lacing requer músculos relaxados e um coração com batimentos no nível normal.

___
Traduzido por Dhyana P. Turriziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário