segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cintura dupla - um problema causado pelo vestuário moderno

Quem não conhece por cintura dupla, com certeza conhece o famoso pneuzinho lateral ou até pochete. Esta deformação está muito presente na atualidade, principalmente nas meninas jovens e é causada pelo uso da calça jeans de cintura baixa. Um estudo comprovou que as mulheres têm procurado pelo procedimento de lipoaspiração muito mais nas ancas (onde fica o pneuzinho) do que no culote, região na qual é fisiologicamente mais provável ter acúmulo de gordura no corpo feminino. Segundo Dr. Raul Gonzalez:

“A calça jeans de cós baixo aperta linearmente uma área que deve ter liberdade para o crescimento”. Uma adolescente de 11 anos ao comprar uma calça e mantiver esta mesma calça até os 14 anos de idade, faz com que no lugar do quadril o crescimento não se dê de forma correta, devida a pressão que ocorre sobre esta região".

A estética do crescimento é prejudicado pela calça jeans porque a calça não mudou, mas o corpo sim. “Justamente nesta idade em que o adolescente esta crescendo e seu corpo está então, ganhando formas é muito importante que nada interfira neste crescimento”, acrescenta o médico. A calça jeans não acompanha o crescimento do corpo. “Isso faz com que ocorra uma diminuição da nádega e um aumento da gordura das ancas criando uma deformidade estética muito acentuada que só pode ser corrigidas por lipoescultura”, explica Gonzalez.

Fonte do texto e imagem abaixo: http://meninasdepantufa.blogspot.com/2009/09/cuidado-com-calca-jeans.html

Efeito da calça jeans de cintura baixa:


Encontrei esta foto na internet que exemplifica bem o que ocorre:


Fonte: http://www.reclamando.com.br/pub/news/bce4f303b596e55d35445d8466e3b5bd.jpg

Como EVITAR este problema???

O médico Raul Gonzalez recomenda trocar a calça no máximo a cada seis meses na fase adolescente.

Na minha opinião, deve-se EVITAR AO MÁXIMO o uso da calça jeans de cintura baixa. Procurem comprar calças de cintura mais alta, além de evitar o problema, auxiliam na diminuição da circunferência da cintura.


Neste caso, a blusa está por dentro da calça, mas se não se sentir à vontada é só usar a blusa por cima da calça e ficará mais discreto.
Fonte da imagem: http://img.blogs.abril.com.br/1/famosos-moda/imagens/isis-valverde-cintura-alta-1.jpg

Outras desvantagens da calça jeans baixa:
- Vulgar: calças muito baixas dão a impressão de vulgaridade, em ocasiões mais formais NÃO use barriga à mostra.
- Desconfortável/ feia: quer coisa mais horrível do que sentar e ficar mostrando o cofrinho/calcinha??!!! Só as magrinhas estão livres deste problema, mas todas aquelas que possuem gluteos mais avantajados já passaram pela situação de sentar segurando a calça, ou até mesmo subir escadas segurando a bendita, para não "pagar cofrinho".
- Corset x calça jeans cintura baixa: é possível sim usar corset e calça jeans baixa. É confortável? Obviamente NÃO. Primeiro que se o corset não for muito comprido, fica um pneuzinho entre o corset e a calça. Segundo - ao sentar, é muito difícil evitar que a calça abaixe e você mostre sua calcinha/cofrinho.


Vergonhoso, não?!
Fonte: http://quedoiderabicho.files.wordpress.com/2009/12/cofrinho.jpg

___

Sugestões

Como já comentei, evitar ao maximo as calças de cintura baixa e comprar calças mais altas.
Procure usar mais vestidinhos, saias - no inverno, use junto com uma meia-calça e bota ou sapato fechado.
Também use calças leggings mais altas, as baixas também apertam onde não se deve!!

O corset ajuda neste problema??

O corset não foi feito para esta função, mas pode auxiliar sim. Neste caso, evite os waist cinchers que são curtinhos e opte por um underbust e até um underbust longline ou com anca eduardiana.

NUNCA aperte muito o corset no quadril, pode comprometer a circulação das pernas!! Pode apertar um pouquinho sim, mas não exagere!!!

Para finalizar... Pin ups... cinturas pequenas e lindas mesmo depois da época em que o corset foi substituído pelo corselet.... alguem tem dúvida que as roupas de cintura alta não contribuíram??!!!


24 comentários:

  1. Dhyyy, adorei o post! Eu to com 17 anos, e cresci no auge da calça de cintura baixa!
    Toso mundo me avisava que ia deformar meu corpo, mas quem disse que eu ouvia? Mas deveria ter ouvido! Hoje me arrependo tanto de ter usado! Não vejo a hora de poder fazer uma lipo para tentar melhorar a aparencia, e isso que sou magra!!!
    Mas só daqui uns bons anos ;///
    Beijo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com 17 anos e passei minha pré-adolescencia toda usando calças de cós baixo. O estrago foi feio, fica muito evidente!! Estou loucaa pra fazer logo uma lipo. Tamo junto nessa hahah

      Excluir
    2. Se é essa a sua preocupação é importante lembrar que essa parte do corpo é facilmente moldável (por isso roupas de cintura baixa são tão "letais"), logo se você engordar e tiver mais massa nas laterais (se for cheia nem precisa) isso com certeza dará uma melhorada com o uso de shorts modeladores.

      Excluir
    3. antes de fazer lipo tenta usar um calção modelador, mas que seja acima do umbigo pra evitar má circulação

      Excluir
  2. concordo!
    só uso calça de cintua alta...ajuda de verdade a diminuir os ´bifes` nas laterai na barriga.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de calça de cintura alta quando não estou de corset.
    Alías, calça e corset parece que não combinam muito...
    As baixas descem demais ao sentar, deixando os flacos e parte do quadril à mostra.
    Com as altas, o que fazer? Colocar o corset para dentro da calça e escondê-lo com um blusa por cima? Ou deixar o corset por cima da calça, e desamarrá-lo toda santa vez que se precisa usar o toilete?

    ResponderExcluir
  4. Sim, concordo com você - calça e saia não combinam muito rs

    Em relação à calça de cintura alta eu coloco o corset por cima da calça para evitar justamente sentar e a calça descer que é o que acontece com a calça baixa - a parte do banheiro realmente é uma saga... rs ...se bem que quando estou de saia normalmente também estou de meia calça ou seja de calça ou de saia eu praticamente tenho que desmontar a roupa toda rs... nessas horas que uma pessoa só para te ajudar a vestir a roupa (igual antigamente) faz falta rsrs

    ResponderExcluir
  5. Chamo isso de "panetone" ou "muffin" ahahduahduhafue
    É realmente horrível, nunca gostei de calça de cintura baixíssima, mas uso calcinhas boy-cut e elas marcam demaaais, agora com 20 anos não ta nem adiantando mudar a modelagem, acho que só com lipoescultura haehauheau

    ResponderExcluir
  6. Eu tb tenho esse problema. Mas nao eh facil ahcar uma calca de cintura alta na sessão jovem das lojas. A gente acaba se adaptando a praticidade da calça, mas no final, temos uma trabalheira enorme pra consertar o que essa peça "pratica" causou! Ate calcinha muito apertada dá aquela deformada no corpo (hj em dia uso caleçon/short por ser mais largo e a deformação ate estacionou).
    Dhy, dá mais dicas de roupas pra usar fora calça! bjos

    ResponderExcluir
  7. Essa calça tá td de bom... Hj em dia não encontramos calças assim, só existe essa de cintura baixa q só servi p/ quem tem um corpinho perfeito... e nós gordinhas ficamos de fora! Bjs
    Dilce Mara
    Manaus/Am

    ResponderExcluir
  8. sou bem baixinha (1,57,)posso usar calça com cintura mais alta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie, pode sim!! A calça de cintura alta alonga as pernas :-)

      Excluir
  9. sou alta e meio gordinha....se eu usar uma calsa de cintura alta com a blusa por cima ou por fora a baqriga ficará meio esquisita?

    ResponderExcluir
  10. oi , eu também apanhei a moda da calça de cintura baixa e aí o meu problema não foi nas laterais . fiquei foi com um vinco por baixo da barriguinha ... vinco esse que me deixa tão triste , não sei mais o que fazer ... o que é aconselhavel para resolver o meu problema de forma a que este vinco desapareça de vez ?

    ResponderExcluir
  11. Muitos casos são resolvidos com exercício diário, dieta e o corset ajuda também, porém cada pessoa tem uma resposta diferente, alguns casos só cirurgia plástica resolve ;)

    ResponderExcluir
  12. Ah se eu tivesse esse tipo de informação. Passei a adolescência inteira usando calça jeans de cintura baixa e apertadinha, meu corpo ficou todo deformado. Não sabia que fazia mal, até ler uma matéria que abriu meus olhos. Faz 1 ano que venho usando só calças de cintura alta e melhorou uns 3%, talvez pq sou gordinha. O ideal é usar calcinha alta também pra acompanhar.
    Será que existe algum creme ou gel que ajude a descer a gordura ou modelar o corpo ou será que usar só calcinha, calças e tudo de cintura alta já resolve o problema?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho este problema! E nunca sei que tipo de bikini ou fato de banho vestir... Alguém tem sugestões?

    ResponderExcluir
  14. Tenho 19 anos e infelizment tenho esse problema
    Tipo assim so pela idade da pra saber se tem digamos q volta?
    Tratamentos em casa (alimentaçao, roupas, exercicios) pode ser q tenha resultado?
    Ou ja to velha,kkkkkkkk melhor fazer cirurgia
    alguem pode me dar opinioes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk já estar velha, agora só cirurgia! kk brinks! estou na mesma que você, e quando saber a resposta me diga, quero saber tbm!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi eu posso isar muletam? O que posso usar mm?

    ResponderExcluir
  17. Oii eu tenho 16 anos é tenho cintura dupla o que eu faço pra perder isso??

    ResponderExcluir
  18. Oii eu tenho 16 anos é tenho cintura dupla o que eu faço pra perder isso??

    ResponderExcluir
  19. Tenho 22 anos e passei toda a minha adolescência usando calça de cintura baixa, e agora estou toda deformada, e minhas primas da mesma idade também! Desde criança sempre amei o estilo vintage, em consequência o amor por peças de cintura alta, mas era tão difícil achar calças nesse estilo! Lembro que eu ficava namorando fotos de calça jeans de cintura alta nos sites de roupa gringa. Agora só uso calça e calcinha de cintura alta, mas ainda não obtive nenhuma mudança. :-\

    ResponderExcluir