domingo, 25 de abril de 2010

Corset x Varizes

Olá meninas, desculpem a ausência!!

Vi algumas meninas perguntando na comunidade sobre varizes e TL. Encontrei um artigo que diz à respeito, mas de qualquer modo, se aparecerem varizes PROCURE UM MÉDICO.

Vamos começar de maneira explicativa:

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
A palavra variz se origina do latim: VARIX que sigifica SERPENTE.
As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Esses pequenos vasos são de localização intradérmica (microvarizes).

Como se formam?

As veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração. Este caminho que o sangue percorre desde a sua saída do coração pelas artérias até o seu retorno pelas veias para o coração recebe o nome de CIRCULAÇÃO.

Andar sobre as duas pernas criou um sério problema para a circulação: o coração fica bem distante dos pés e das pernas. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias. Mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. E este esforço é desenvolvido contra a força da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso é executada pela veias. Por isto a natureza lança mão de alguns mecanismos para facilitar o retorno do sangue das pernas até o coração:


Válvulas venosas – a natureza municiou as veias dos membros inferiores com estruturas muito delicadas, porém resistentes, chamadas de válvulas venosas. Estas válvulas servem para direcionar o sangue para cima. E este trabalho tem que ser feito permanentemente, por anos e anos. Na pessoa normal a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que o sangue retorne. Esta atividade se torna mais fácil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, vários fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.
Algumas pessoas têm veias mais fracas e menos resistentes a este trabalho contínuo de promover o retorno venoso. Esta característica tem um importante componente hereditário. Por esta razão existem muitas pessoas com varizes dentro de uma mesma família
• A bomba plantar – cada vez que pisamos o sangue acumulado nos pés é bombeado para cima. Por isto é tão importante caminhar.
• A bomba muscular da panturrilha – a contração dos músculos da batata da perna também serve de bomba para o retorno venoso. Mais uma vez se confirma a importância de andar.

É preciso que estes mecanismos que ajudam no retorno venoso funcionem perfeitamente; o mau funcionamento das válvulas venosas está entre as principais causas para a formação das varizes.


Caso tenha interesse em ler o artigo completo, esse texto foi retirado de: http://www.varizes.org.br/#oquesao

______


"O corset pode causar varizes?"

Para o corset causar varizes, tem que interferir na circulação das veias abdominais de grande calibre pressionando-as contra a coluna vertebral. Em uma pessoa magra com cintura pequena isso pode ocorrer se o corset estiver muito apertado e também nota-se o inchaço (edema) dos membros inferiores. Porém isso normalmente é resultado de um corset muito apertado sem adaptação. Mesmo as tight lacers experientes na minha opinião devem apertar-se em estágios se a redução é mais que moderada (5-7cm). As reduções extremas de cintura podem causar sim as varizes (considero redução extrema acima de 15cm sem adaptação ao corset).

"Minha esposa possui tendência a ter varizes, usar o corset vai piorar?"

O tight lacing (7-12 cm) normalmente não causa esta situação, porém o tight lacing praticado sem adaptação à peça pode sim prejudicar o retorno venoso. Faça o treino corretamente e dê tempo ao seu corpo para adaptar-se ao corset.

Perguntas e respostas retiradas e traduzidas de: http://www.staylace.com/medicaladvice/med_22.htm

___

Atualizando....

Na comunidade "tight lacing", um depoimento anônimo sobre varizes x tight lacing:

Pra quem tem tendência, o corset pode agravar o problema. Como no meu caso... as varizes "finas" e "grossas" aumentaram muito, e passei a sentir dor, peso e coceira nas pernas. Alguns vasos perto da cintura tb ficaram mais visíveis. E olha que eu nem apertava, minha cintura ficava apenas 3cm menor enqto vestida com o corset.

Duas angiologistas disseram que o corset não é perigoso, mas não consigo acreditar... resolvi parar por conta própria e os incômodos sumiram! Fiquei triste... Creio que pra usar o corset a mulher não pode ter histórico de varizes e má circulação na família.

Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13099724

Tópico: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=13099724&tid=5463755174853273486&start=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário