terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Esclarecendo algumas dúvidas sobre corsets e peças relacionadas

Olá,

Com o retorno dos corsets para a moda e mídia, existem várias lojas iniciando-se no ramo, várias peças inspiradas e muitas pessoas oportunistas também, então resolvi criar esse tópico para sanar as dúvidas das diferenças entre as peças, para que a cliente tenha um conhecimento maior antes da compra e saiba diferenciar as informações certas das erradas e duvidosas.

Sobre o waist training ou tight lacing - deve ser feito ESTRITAMENTE com um corset sob medida.
"Ahh e se alguém estiver vendendo um corset usado (feito sob medida) e minhas medidas forem iguais às da pessoa"- sem problemas, contanto que sejam realmente similares e que leve em consideração outros fatores importantes como o comprimento da frente do corset e altura da pessoa (um corset feito para uma pessoa de 1,75 de altura ficará demasiadamente comprido para uma de 1,60 por exemplo, sendo totalmente desconfortável e podendo até machucar).

O CORSET

O corset ideal é o feito sob medida. Pode conter busk para abertura frontal OU amarração (ex. corsets século 18) OU sem abertura frontal, porém com BOA estruturação na frente da peça. O ajuste da peça ao corpo se dá pela amarração encontrada na parte das costas. Alguns corsets históricos possuem ajuste frontal. Os corsets mais antigos eram estruturados com madeira e ossos de baleia, que foram substituídos pelo aço. A estruturação é tão notável que pode-se observar a perda dos músculos posturais por atrofia nas tight-lacers perpétuas.



Corset overbust modelo vitoriano com spoon busk (http://www.victoriana.com/corsets/Images/1880corset-1.jpg)

Peças relacionadas aos corsets, mas com funções completamente diferentes:

Blusa estilo corpete: são blusas/tops inspirados nos corsets, geralmente não possuem estruturação em barbatanas. Evidenciam as formas femininas, mas não modelam/comprimem o corpo.

Fonte da foto: http://img2.posthaus.com.br/Web/posthaus/fotos/56805_600_1.jpg

Corselets estilo lingerie - surgiram juntamente com a invenção do tecido elástico (lycra) e os corsets foram praticamente substituídos por esse tipo de peça. Alguns modelos são mais parecidos com lingeries (com rendas e transparências) e outros já são mais estilizados para uso aparente/fashion. Podem ter barbatanas de silicone ou de aço, são vendidos normalmente à pronta entrega (PMG), ao colocar o corselet o corpo feminino é modelado, dando uma silhueta mais harmoniosa, porém NÃO diminui as medidas. O fechamento pode ser com colchetes, zíper ou amarraçào com ilhoses. Exemplo de grifes de corselets: Jogê, Fruit de La Passion, entre outras.

Fonte da foto: www.joge.com.br

Vestidos corseletados: são vestidos estruturados na região do tórax e cintura, podem ter barbatanas ou apenas reforços como entretela e camadas extra de tecidos. Dão um suporte maior à estrutura corporal em comparação com os vestidos normais.

Fonte da foto: http://img.blogs.abril.com.br/1/famosos-moda/imagens/scarlett-johansson-annalynne-mccord-grazi-massafera-vestido-corsetelado.jpg


Cintas: possuem fios elásticos em sua composição, podem ser estruturadas ou não por barbatanas. Vendidas à pronta entrega (PMG). Modelam o corpo e podem diminuir medidas, principalmente se a pessoa fizer um programa de redução da cinta periodicamente, pois por esticar ela aumenta de tamanho com o uso e pode atenuar a compressão. O fechamento normalmente é com colchetes. A cinta NÃO atua nas costelas flutuantes como o corset nem possui a capacidade de mudar órgãos internos de posição, atua apenas no tecido subcutâneo. Portanto, não deve-se fazer COMPARAÇÕES sobre o efeito do corset x cinta, são peças diferentes com efeitos diferentes.
Fonte da foto: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/R/B/3O/FK4J99/1236027031652_bigPhoto_0.jpg

___

Sobre os corselets/corpetes/corsets chineses (estou colocando TODOS os denominativos aqui porque não quero entrar na discussão de como devem ser chamados).

Não são feitos sob medida = NÃO devem ser usados p/ tight lacing, por mais que esteja escrito TIGHT LACING!!

São feitos em série, com material de baixa qualidade (não há como fazer uma peça BOA que custe 19 dólares!! Pense, as vezes pagamos mais caro que isso em uma simples blusinha, como poderia um "corset" ter alguma qualidade à esse preço???).

Opinião pessoal sobre essa peça: aconselho economizar e comprar um corset sob medida, pela durabilidade e custo benefício, mas esta peça pode ser utilizada como corselet estilo lingerie - apenas dando uma modelada no corpo, um suporte e NÃO uma peça de compressão corporal.


Fonte da foto: http://images.quebarato.com.br/photos/big/0/8/70F208_16.jpg

___

Resumindo:

Corset - promove compressão do subcutâneo, costelas flutuantes e órgão internos.
Cinta: modela e pode promover compressão do tecido subcutâneo
Corselet estilo lingerie: modela e sustenta (s/ compressão).

___

Espero ter ajudado!! :-)

7 comentários:

  1. Ótimo post, esclareceu muito! Também me ajudou a encontrar a Fruit de la Passion, inclusive, umas das fundadoras teve a mesma ideia que eu tenho,rsrs. Adoro lingerie *-*.
    bjos
    até mais

    ResponderExcluir
  2. Por favor onde eu compro esse busk?
    obrigada Marina.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!qeria saber se pode trocar o busk por colchetes,se desestruturaria a peça para tl?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem problema se tiver uma barbatana rígida por baixo deles, mas tem que ser um tipo de colchete mais resistente porque o modelo tradicional de sutiã pode não aguentar a pressão do corset ;-)

      Excluir
  4. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, tenho as costelas do estômago salientes, e gostaria de saber se com esta pratica consigo diminuir isto, ou é só na cintura que faz efeito, obrigada, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Corset ajuda sim! Quando for encomendar comente sobre esta questão pois o ideal nestes casos é uma peça com a modelagem bem reta na frente ;)

      Excluir
    2. Ah e opte pelo modelo underbust ;)

      Excluir